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Formação Ministerial
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Discernimento Vocacional
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Residência Missionária
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Teologia Vocacional

Ser um Obrero Aprovado

“Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

2 Timóteo 2:15

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VOCÊ SABIA?

Os recursos que você investe em sua formação teologia e ministerial na Academia de Liderança da NAMS é integralmente revertido para a obra missionária no Brasil e na Ásia. Atualmente temos um posto avançado de plantadores de Igrejas no Brasil e apoiamos a formação de cerca de 200 obreiros em países da Ásia em regiões de maioria muçulmana. Você é parte dessa missão!

Saiba mais
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REVISTA BÁCULO

Com mais de 5 anos de existência, a Revista Báculo já é um marco importante da mídia evangélica no Brasil. Todos os meses, nossa revista proporciona ao leitor artigos, estudos, entrevistas e análises relevantes para a vida cristã e para o ministério. Aqui no site você tem acesso a todas as edições já publicadas.

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FORMAÇÃO MINISTERIAL

Ao estudar com a gente você apoia a obra missionária no Brasil e na Ásia e conta com um conteúdo de primeira qualidade! E você pode escolher quais módulos se encaixam melhor em sua formação teológica e ministerial. Além disso, ao completar os créditos educativos necessários você adquire o Diploma de Bacharel em Teologia chancelado pela New Anglican Missionary Society (NAMS)

Conheça
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DISCERNIMENTO VOCACIONAL

Nós ajudamos você a descobrir o chamado de Deus para a sua vida. E mais do que isso, te ajudamos a discernir como o chamado de Deus para o seu Ministério pessoal se conecta com o contextual atual da Igreja no mundo. Mais do que nunca, precisamos de pessoas comprometidas com o Evangelho denuíno no Brasil e no mundo. Seja parte da mudança.

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RESIDÊNCIA MISSIONÁRIA

Nossa escola é chancelada pela New Anglican Missionary Society(NAMS), sediada na Carolina do Sul (EUA). Apoiamos a NAMS em suas iniciatias missionárias ao redor do mundo, como é o caso da Residência Missionária, um projeto ousado que possibilita estar a serviço da Igreja de Cristo em diversos locais do mundo.

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TEOLOGIA VOCACIONAL

A Vocação Cristã não se limita aos dons ministeriais ou ao Ministério Ordenado. Na verdade, uma das grandes contribuições de Lutero para a teologia cristã foi uma visão bíblica da vocação, na qual cada pessoa, cada profissão e cada ato da Igreja no mundo é parte da missão do Deus Trinitariano na História. Esse curso irá transformar sua visão da vida e da vocação cristãs.

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sábado

Igrejas Tradicionais São Atraentes Para Jovens

Free Church of England no OLhar Anglicano

Olhar Anglicano | Da Redação

Em matéria publicada no portal The American Conservative, Gracy Olmstead cita pesquisa que apontou, em 2012, que 55% dos jovens sem Igreja já foram filiados a alguma agremiação cristã. Há uma clara sensação entre as lideranças evangélicas norte-americanas que a juventude está abandonando as Igrejas em massa. Apesar disso, é possível perceber outra movimentação acontecendo entre os jovens americanos: boa parcela dos jovens evangélicos, ao invés de abandonarem a Fé Cristã, estão optando por aderirem a Igrejas litúrgicas e tradicionais, como a Igreja de Roma e as Igrejas episcopais (notadamente anglicanas). O que os analistas tem a nos dizer sobre isso?


A própria Gracy Olmstead (@gracyolmstead), sugere em seu artigo tratar-se de "uma busca por sentido que toca o coração da nossa era pós-moderna". E cita o caso de Bart Gingerich, que acabou abraçando a espiritualidade anglicana depois de uma viagem intelectual na qual mergulhou no pensamento dos Pais da Igreja. 

Giengerich passou seus primeiros 15 anos de vida na Igreja Metodista Unida, mas sua família acabou se filiando a uma igreja não-denominacional. Enquanto estudava em Patrick Henry College, na Virginia, acabou filiando-se a uma Igreja Batista de orientação reformada, localizada em uma cidade vizinha. Então ele começou a ler as obras de Santo Agostinho, e passou a se perguntar se toda a história cristã estivera errada, vindo a ser consertada apenas nos dias da Reforma. 

Nas palavras de Gracy, nessa fase o protestantismo começou a incomodar o jovem evangélico "em um nível filosófico". O que fazer? Para onde ir? Giengerich encontraria sua resposta nas palavras de um pregador anglicano na capela da faculdade, que explicava a beleza da Eucarística para o culto cristão. Era isso que ele procurava. Pouco tempo depois foi recebido na Igreja Anglicana.


Free Church of England Book Commun Prayer 1662
Feitura de Diáconos.  Liturgia do Livro de Oração Comum de 1662.
Free Church Of England
Igreja Anglicana Reformada do Brasil

Tal decisão trouxe algumas complicações para Giengerich, pois, segundo conta, muitos amigos, e até mesmo familiares, parecem ter ficados magoados com sua nova filiação. Alguns questionam se ele ainda acredita em Jesus, ou se agora passou a adorar a Virgem Maria, e outras perguntas semelhantes. São questões, aliás, que revelam o quanto boa parte das pessoas desconhece completamente a teologia anglicana, como nós a explicamos aqui em artigos como "Porque Somos Anglicanos?", e "A Reforma Anglicana: A História Que Não Te Contaram".


Free Church of England BCP 1662
Eucarístia (Ceia do Senhor)
Free Church Of England
Igreja Anglicana Reformada do Brasil

Muitas outras Igrejas históricas estão percebendo essa tendência entre os jovens, e algumas até começam a adotar uma liturgia mais elaborada a fim de atrair a juventude. Steve Harmon, professor de teologia, afirma que até mesmo batistas confessionais estão mais aberto a um culto mais litúrgico, o que é surpreendente. "Isso representa que estamos reconhecendo, cada vez mais entre os Batistas, que nossa tradição por si só não é o suficiente", comenta Harmon.

Outro analista, Lee Nelson, que é co-presidente do grupo de missão e catequese na ACNA (Anglicana Church in Norte America), sugere que o despertar da liturgia entre os evangélicos pode ser extremamente positivo, pois favorece criar novas pontes entre as inúmeras divisões da Cristandade. ACNA é o ramo anglicano nos EUA que recebeu apoio do Papa Francisco (veja matéria), por ocasião da pose de seu novo Arcebispo. 


Free Church of England BCP 1662
Extrato de Liturgia | Livro de Oração Comum, 1662
Free Church of England
Igreja Anglicana Reformada do Brasil

Todavia, Lee Nelson faz um alerta: "Devemos nos perguntar: essas Igrejas estão se tornando litúrgicas porque esta na moda, ou porque é o certo a se fazer?". De fato, igrejas históricas, como anglicanas e luteranas, por exemplo, vivem a liturgia naturalmente, porque isso faz parte de sua identidade. A questão é saber se Igrejas sem liturgia formal estão abraçando a ideia por convicção, ou apenas por conveniência.

Seja como for, o fato é que as Igrejas evangélicas nos Estados Unidos enfrentam o desafio de um grande êxodo de jovens, muitos deles tornando o que se costuma chamar "desigrejados". Ao mesmo tempo, percebem que outra grande parcela está aderindo a tradições mais históricas da Fé Cristã. Esses jovens estão procurando as igrejas episcopais, orientais e até mesmo a Igreja de Roma - artigo de Gracy não fala apenas do encontro de Giengerich com o anglicanismo, mas de Cole, que abraçou o cristianismo oriental, e o de Stellman, que se juntou a Igreja Católica Romana.

Ao que parece, a igreja evangélica moderna não está sendo capaz de responder ao anseio dos jovens por um cristianismo coerente, capaz de unir o cristianismo do passado, com o do presente, e de olho para o futuro. "Enquanto muitas igrejas protestantes se tornaram liberais nos últimos 100 anos", comenta Benjamim, leitor de Gracy, "as igrejas evangélicas, mais bíblicas, tornaram-se gradualmente insípidas, por focarem o emocionalismo e a experiência pessoal"
Free Church of England worship in  Starbucks
Juventude em culto informal  no Starbucks da Av. Paulista
Bispo Josep Rossello
Free Church of England
Igreja Anglicana Reformada do Brasil

Não deixa de ser irônico que o evangelicalismo americano - como o brasileiro - tenha gastado bilhões para edificar templos com jeito de teatros, cinemas e confortáveis auditórios, para perceber, agora, que os jovens estão a procura daqueles que construíram as antigas catedrais. Será que fenômeno semelhante será observado também no Brasil?

Com informações do The American Conservative.

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Em matéria publicada no portal The American Conservative, Gracy Olmstead cita pesquisa que apontou, em 2012, que 55% dos jovens sem Igreja já foram filiados a alguma agremiação cristã. Há uma clara sensação entre as lideranças evangélicas norte-americanas que a juventude está abandonando as Igrejas em massa. Apesar disso, é possível perceber outra movimentação acontecendo entre os jovens americanos: boa parcela dos jovens evangélicos, ao invés de abandonarem a Fé Cristã, estão optando por aderirem a Igrejas litúrgicas e tradicionais, como a Igreja de Roma e as Igrejas episcopais (notadamente anglicanas). O que os analistas tem a nos dizer sobre isso?


A própria Gracy Olmstead (@gracyolmstead), sugere em seu artigo tratar-se de "uma busca por sentido que toca o coração da nossa era pós-moderna". E cita o caso de Bart Gingerich, que acabou abraçando a espiritualidade anglicana depois de uma viagem intelectual na qual mergulhou no pensamento dos Pais da Igreja. 

Giengerich passou seus primeiros 15 anos de vida na Igreja Metodista Unida, mas sua família acabou se filiando a uma igreja não-denominacional. Enquanto estudava em Patrick Henry College, na Virginia, acabou filiando-se a uma Igreja Batista de orientação reformada, localizada em uma cidade vizinha. Então ele começou a ler as obras de Santo Agostinho, e passou a se perguntar se toda a história cristã estivera errada, vindo a ser consertada apenas nos dias da Reforma. 

Nas palavras de Gracy, nessa fase o protestantismo começou a incomodar o jovem evangélico "em um nível filosófico". O que fazer? Para onde ir? Giengerich encontraria sua resposta nas palavras de um pregador anglicano na capela da faculdade, que explicava a beleza da Eucarística para o culto cristão. Era isso que ele procurava. Pouco tempo depois foi recebido na Igreja Anglicana.


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Tal decisão trouxe algumas complicações para Giengerich, pois, segundo conta, muitos amigos, e até mesmo familiares, parecem ter ficados magoados com sua nova filiação. Alguns questionam se ele ainda acredita em Jesus, ou se agora passou a adorar a Virgem Maria, e outras perguntas semelhantes. São questões, aliás, que revelam o quanto boa parte das pessoas desconhece completamente a teologia anglicana, como nós a explicamos aqui em artigos como "Porque Somos Anglicanos?", e "A Reforma Anglicana: A História Que Não Te Contaram".


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Muitas outras Igrejas históricas estão percebendo essa tendência entre os jovens, e algumas até começam a adotar uma liturgia mais elaborada a fim de atrair a juventude. Steve Harmon, professor de teologia, afirma que até mesmo batistas confessionais estão mais aberto a um culto mais litúrgico, o que é surpreendente. "Isso representa que estamos reconhecendo, cada vez mais entre os Batistas, que nossa tradição por si só não é o suficiente", comenta Harmon.

Outro analista, Lee Nelson, que é co-presidente do grupo de missão e catequese na ACNA (Anglicana Church in Norte America), sugere que o despertar da liturgia entre os evangélicos pode ser extremamente positivo, pois favorece criar novas pontes entre as inúmeras divisões da Cristandade. ACNA é o ramo anglicano nos EUA que recebeu apoio do Papa Francisco (veja matéria), por ocasião da pose de seu novo Arcebispo. 


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Todavia, Lee Nelson faz um alerta: "Devemos nos perguntar: essas Igrejas estão se tornando litúrgicas porque esta na moda, ou porque é o certo a se fazer?". De fato, igrejas históricas, como anglicanas e luteranas, por exemplo, vivem a liturgia naturalmente, porque isso faz parte de sua identidade. A questão é saber se Igrejas sem liturgia formal estão abraçando a ideia por convicção, ou apenas por conveniência.

Seja como for, o fato é que as Igrejas evangélicas nos Estados Unidos enfrentam o desafio de um grande êxodo de jovens, muitos deles tornando o que se costuma chamar "desigrejados". Ao mesmo tempo, percebem que outra grande parcela está aderindo a tradições mais históricas da Fé Cristã. Esses jovens estão procurando as igrejas episcopais, orientais e até mesmo a Igreja de Roma - artigo de Gracy não fala apenas do encontro de Giengerich com o anglicanismo, mas de Cole, que abraçou o cristianismo oriental, e o de Stellman, que se juntou a Igreja Católica Romana.

Ao que parece, a igreja evangélica moderna não está sendo capaz de responder ao anseio dos jovens por um cristianismo coerente, capaz de unir o cristianismo do passado, com o do presente, e de olho para o futuro. "Enquanto muitas igrejas protestantes se tornaram liberais nos últimos 100 anos", comenta Benjamim, leitor de Gracy, "as igrejas evangélicas, mais bíblicas, tornaram-se gradualmente insípidas, por focarem o emocionalismo e a experiência pessoal"
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Marcelo Lemos, presbítero da FCE/IARB, é o editor principal do blog e publicamos artigos de diversos autores, inclusive de outras tradições cristãs, desde que condizentes com a linha editorial e teológica que adotamos.

Caso tenha interesse em ter seu texto publicado, favor contactar o editor.

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Ao que parece, a igreja evangélica moderna não está sendo capaz de responder ao anseio dos jovens por um cristianismo coerente, capaz de unir o cristianismo do passado, com o do presente, e de olho para o futuro. "Enquanto muitas igrejas protestantes se tornaram liberais nos últimos 100 anos", comenta Benjamim, leitor de Gracy, "as igrejas evangélicas, mais bíblicas, tornaram-se gradualmente insípidas, por focarem o emocionalismo e a experiência pessoal"
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