Um dos aspectos mais complicados da vida moderna é a luta para se conciliar tantos afazeres e responsabilidades com o desejo por uma maior qualidade de vida.
Por um lado deve-se reconhecer que é justamente a alta performance de nossa sociedade que permite os grandes avanços científicos e tecnológicos que agraciam nossa existência, entretanto, é quase impossível não se sentir sufocado pela sensação de estarmos vendo a vida escorrer por entre os dedos. É possível lidar com esse paradoxo?
Felizmente, aqueles que assim o desejam podem conseguir reservar algum tempo para si, sua família, e para o aprimoramento de sua cultura e espiritualidade. Sim, espiritualidade não é um tema que podemos ignorar, ao contrário do que sugere o senso materialista que domina nossa geração. Qualidade de vida requer também uma espiritualidade saudável.

1. Separe um tempo diário. Não é tão difícil quanto parece. Gastamos, dia após dia, boa parte de nosso tempo com coisas que não são tão essenciais quanto pensamos. As redes sociais e a televisão são as grandes testemunhas contra nós. Imbuídos de certa dose de resolução, todos nós podemos separar uma porção de nosso dia para Deus.
2. Reúna a família. Na medida do possível procure envolver seus familiares em suas práticas devocionais, especialmente se você tem filhos. É impressionante como apenas alguns minutos, e algumas palavras sobre Deus e a Fé Cristã, são capazes de criar impressões e marcas indeléveis na mente das nossas crianças. Se deseja o leitor que sua família seja saudável e forte, talvez deva começar considerando seriamente essa recomendação.
3. Conheça o LOC. As liturgias da Tradição Anglicana não são, evidentemente, as únicas opções para sua prática devocional, contudo, ela é extremamente recomenda, quer por tudo que significa na História da Igreja no Ocidente, quer por seu comprovado compromisso com as Escrituras. Com o LOC em mãos, o cristão terá a certeza absoluta de que sua devoção diária será composta de quase 95% de puro conteúdo bíblico. O que mais ele poderia desejar?
Mas para que isso funcione, e seja algo agradável e natural, se faz necessário conhecer a ferramenta utilizada. Para quem já está familiarizado com o culto anglicano não há grandes problemas, mas mesmo aqueles de outras tradições poderão se beneficiar do LOC em suas devoções pessoais e familiares. Dedique algum tempo para conhecer o Livro de Oração Comum: o Calendário Cristão, e suas datas festivas; suas coletas; salmos e responsórios, por exemplo.
4. Tenha um roteiro. Programar seu tempo devocional é de grande importância para seu melhor aproveitamento. Com um roteiro você evita desviar sua atenção do foco, e aproveita o máximo, como faria se estivesse em uma viagem. Felizmente, esse roteiro já está disponível no próprio LOC, como na Oração Matutina e na Oração Vespertina. Evidentemente, apenas um ministro devidamente investido das Sagradas Ordens pode realizar certos oficios, mas isso é tema para outro artigo. Nada impede, contudo, que o LOC seja sua bússola para o culto pessoal e familiar.
5. Saia da rotina. Numa viagem programada nem sempre você segue tudo a risca, não é verdade? As vezes uma dose de improvisação é bem vinda, e torna tudo mais interessante. Usar o Livro de Oração Comum para ter um culto doméstico "lido" pode cansar algumas pessoas - seus filhos pequenos, por exemplo. Então, com o devido cuidado com a coisa sagrada, improvise! Cante hinos, conte histórias, compartilhe experiências, faça dinâmicas, etc.
Aliás, isso vale também para o próprio culto anglicano. Sim, temos um roteiro maravilhoso, proposto pelo LOC, e devemos segui-lo, mas não quer dizer que o culto precise ser mecânico ou decorado. Acreditamos que as comunidades da IARB, por exemplo, ilustram bem isso. Se o leitor já teve o privilégio de conhecer algumas delas, saberá que nem todas cultuam exatamente do mesmo modo, apesar de todas estarem sob os cuidados da mesma Liturgia anglicana.
Estas são dicas gerais sobre como planejar seu tempo devocional. Vamos incluir também um pequeno exemplo de roteiro de culto doméstico que baseia-se naquilo que propõe o Livro de Oração Comum. Para um melhor aproveitamento procure ter em mãos o seguinte: uma Bíblia, um hinário, e cópias impressas do Credo, do Pai Nosso e das orações coletivas ou responsivas (no caso de mais pessoas participando).
Vamos praticar?
1. Leitura do Salmo (leitura responsiva)
Leitor: Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Todos: Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Leitor: Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Todos: Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Leitor: Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Todos: Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Leitor: Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Todos: Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Leitor: Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Todos: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Leitor: Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Todos: Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Leitor: Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Todos: Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Leitor: Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Todos: Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Leitor: Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Todos: Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.2. Leitura Bíblica (recomenda-se o uso do Lecionário)
3. Oração Silenciosa (pode ser um bom momento de confissão de pecados, por exemplo, em silêncio)
4. Um hino, ou canção.
5. Credo dos Apóstolos (lido, recitado ou cantado).
6. Coleta (uma das orações sugeridas pelo LOC).
7. Oração do Senhor (o "Pai Nosso").
Observe o leitor que um roteiro assim, apesar de estar escrito pressupondo da participação de várias pessoas, pode ser utilizado individualmente. Seja qual for o caso, certamente é um recurso muito útil, motivador, e capaz de enriquecer o precioso tempo de precisamos reservar para Deus em nosso cotidiano.
Dependendo do caso você pode incluir testemunhos, compartilhar alguma reflexão sobre a Leitura Bíblia, e assim por diante. O que não pode, para nós anglicanos, é incluir aquilo reservado aos Ministros Ordenados, como a Eucaristia e o Batismo, por exemplo.
Vamos começar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, teremos prazer de publicar sua opinião, e se preciso, responder. Envie-nos sugestoes, ou perguntas a respeito da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, e da Free Church Of England.