Olhar Anglicano | Redação
A Igreja de Dura-Europos, também conhecida como a Casa de Dura-Europos, é a construção cristã mais antiga já descoberta. Seu nome vem do local onde está localizada: Dura-Europos, na Síria. Os pesquisadores datam a construção por volta de 233, depois de Cristo. Nesse artigo você vai conhecer alguns detalhes interessantes sobre a Igreja de Dura-Europos.
Casa ou "Igreja"?
Os estudiosos sugerem que a Igreja de Dura-Europos não foi construída para servir como um local de culto, mas para uso residencial. Por isso também a chamam de "casa". No entanto, em algum momento entre os anos de 233 e 256, os cristãos realizaram adaptações, a fim de poderem utilizá-la para as celebrações religiosas.
Esta era uma prática comum nos primeiros séculos da Igreja. Já em Atos dos Apóstolos somos informados que os apóstolos reuniam a Igreja em casas, especialmente em Cenáculos. Os cenáculos eram um comodo superior da casa, que os judeus costumavam utilizar para cerimonias religiosas. Era, por assim dizer, o local apropriado para o culto doméstico.
Igreja ou Sinagoga?
Essa prática, aliás, foi herdada do próprio Judaísmo, que criou - possivelmente durante o Cativeiro Babilônico - as famosas Sinagogas, onde Jesus e seus discípulos cultuavam. Mas não apenas as Sinagogas eram utilizadas pelos cristãos, também usavam as casas comuns, e o pórtico do Templo.
Essas Sinagogas também eram casas adaptadas para o culto, possuindo um pátio e um salão para celebrações. Na mesma região de Dura-Europos também foi descoberta a Sinagoga de Dura-Europos, que possui semelhanças bem interessantes com a construção cristã. E tais semelhanças não são meramente acidentais.
Em Atos dos Apóstolos descobrimos que os apóstolos se reuniam no "andar superior", ou no "cenáculo". Até hoje cristãos e judeus debatem sobre quem tem direitos sobre uma construção localizada em Sião que, segundo Epifânio, fora o Cenáculo. As duas religiões nutrem profundo respeito pelo local, o que não deixa de ser significativo, tendo em vista que na primavera da Igreja as duas religiões co-existiam, inclusive do ponto de vista legal.
Seja tal relação factual, ou lendária, a verdade é que o Cristianismo recebeu muita herança do Judaísmo, e a tradição cristã, por sua vez, nunca viu motivos para duvidar da localização do cenáculo, já que o nome de Sião carrega em si forte apelo messiânico e escatológico. "De Sião virá o Libertador" (Romanos 11:26). Eusébio de Cesáreia, em meados do Século IV, chega a descrever a linha sucessória de nada menos que 29 bispos cujas origens eram a "Sé de Sião", enquanto outro autor, denominado O Pergrino de Bordéus, relata sua visita a última das "sete sinagogas", que eram, segundo ele, Igrejas de Deus.
Dentro da Igreja de Dura-Europos
Interessante olharmos para o que há dentro da Igreja, ou Casa de Dura-Europos. Basicamente trata-se de uma casa adaptada, possuindo então um enorme quarto para reuniões, além de um quarto reservado para o Batistério. Nas paredes deste Batistério encontramos aquelas que possivelmente são as pinturas cristãs mais antigas.
A primeira imagem é chamada de "O Bom Pastor", seguida pela "Cura do Paralítico", e pela imagem de "Cristo e Pedro andando sobre as águas". Depois se pode ver mais duas imagens: a "Visita das Mulheres ao Sepulcro" e a "Samaritana Junto ao Poço". Além destas, há também vestígios de afrescos representando Adão e Eva, e luta épica entre Davi e Golias. Essas pinturas possuem o estilo artístico caracterísco do judaísmo helenista, que também eram encontrados nas Sinagogas (vimos um exemplo no tópico anterior).
Fé, Arquitetura e Liturgia
Como acabemos de ver, a Igreja de Dura-Europos valoriza muito o aspecto sacramental da fé, como demonstra sua preocupação em ter um espaço reservado para Batismos. Além disso, no inicio do século passado os aqueologos encontraram também vários fragmentos de textos cristãos, que contém orações eucarísticas intimamente ligadas ao famoso Didaquê. A semelhança é tão profunda, que muitos pesquisadores usam esses fragmentos para preencer lacunas nos manuscritos da Didaquê.
Os Afrescos do Batistério de Dura-Europos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, teremos prazer de publicar sua opinião, e se preciso, responder. Envie-nos sugestoes, ou perguntas a respeito da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, e da Free Church Of England.