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Formação Ministerial
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Discernimento Vocacional
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Residência Missionária
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Teologia Vocacional

Ser um Obrero Aprovado

“Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

2 Timóteo 2:15

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VOCÊ SABIA?

Os recursos que você investe em sua formação teologia e ministerial na Academia de Liderança da NAMS é integralmente revertido para a obra missionária no Brasil e na Ásia. Atualmente temos um posto avançado de plantadores de Igrejas no Brasil e apoiamos a formação de cerca de 200 obreiros em países da Ásia em regiões de maioria muçulmana. Você é parte dessa missão!

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REVISTA BÁCULO

Com mais de 5 anos de existência, a Revista Báculo já é um marco importante da mídia evangélica no Brasil. Todos os meses, nossa revista proporciona ao leitor artigos, estudos, entrevistas e análises relevantes para a vida cristã e para o ministério. Aqui no site você tem acesso a todas as edições já publicadas.

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FORMAÇÃO MINISTERIAL

Ao estudar com a gente você apoia a obra missionária no Brasil e na Ásia e conta com um conteúdo de primeira qualidade! E você pode escolher quais módulos se encaixam melhor em sua formação teológica e ministerial. Além disso, ao completar os créditos educativos necessários você adquire o Diploma de Bacharel em Teologia chancelado pela New Anglican Missionary Society (NAMS)

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DISCERNIMENTO VOCACIONAL

Nós ajudamos você a descobrir o chamado de Deus para a sua vida. E mais do que isso, te ajudamos a discernir como o chamado de Deus para o seu Ministério pessoal se conecta com o contextual atual da Igreja no mundo. Mais do que nunca, precisamos de pessoas comprometidas com o Evangelho denuíno no Brasil e no mundo. Seja parte da mudança.

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RESIDÊNCIA MISSIONÁRIA

Nossa escola é chancelada pela New Anglican Missionary Society(NAMS), sediada na Carolina do Sul (EUA). Apoiamos a NAMS em suas iniciatias missionárias ao redor do mundo, como é o caso da Residência Missionária, um projeto ousado que possibilita estar a serviço da Igreja de Cristo em diversos locais do mundo.

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TEOLOGIA VOCACIONAL

A Vocação Cristã não se limita aos dons ministeriais ou ao Ministério Ordenado. Na verdade, uma das grandes contribuições de Lutero para a teologia cristã foi uma visão bíblica da vocação, na qual cada pessoa, cada profissão e cada ato da Igreja no mundo é parte da missão do Deus Trinitariano na História. Esse curso irá transformar sua visão da vida e da vocação cristãs.

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Nós ajudamos você a descobrir o chamado de Deus para a sua vida. E mais do que isso, te ajudamos a discernir como o chamado de Deus para o seu Ministério pessoal se conecta com o contextual atual da Igreja no mundo. Mais do que nunca, precisamos de pessoas comprometidas com o Evangelho denuíno no Brasil e no mundo. Seja parte da mudança.

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sexta-feira

A Igreja Mais Antiga do Mundo


Olhar Anglicano | Redação

A Igreja de Dura-Europos, também conhecida como a Casa de Dura-Europos, é a construção cristã mais antiga já descoberta. Seu nome vem do local onde está localizada: Dura-Europos, na Síria. Os pesquisadores datam a construção por volta de 233, depois de Cristo. Nesse artigo você vai conhecer alguns detalhes interessantes sobre a Igreja de Dura-Europos.
 Leia também:

Casa ou "Igreja"?

Os estudiosos sugerem que a Igreja de Dura-Europos não foi construída para servir como um local de culto, mas para uso residencial. Por isso também a chamam de "casa". No entanto, em algum momento entre os anos de 233 e 256, os cristãos realizaram adaptações, a fim de poderem utilizá-la para as celebrações religiosas.

Esta era uma prática comum nos primeiros séculos da Igreja. Já em Atos dos Apóstolos somos informados que os apóstolos reuniam a Igreja em casas, especialmente em Cenáculos. Os cenáculos eram um comodo superior da casa, que os judeus costumavam utilizar para cerimonias religiosas. Era, por assim dizer, o local apropriado para o culto doméstico.

Igreja ou Sinagoga?

Essa prática, aliás, foi herdada do próprio Judaísmo, que criou - possivelmente durante o Cativeiro Babilônico - as famosas Sinagogas, onde Jesus e seus discípulos cultuavam. Mas não apenas as Sinagogas eram utilizadas pelos cristãos, também usavam as casas comuns, e o pórtico do Templo. 

Essas Sinagogas também eram casas adaptadas para o culto, possuindo um pátio e um salão para celebrações. Na mesma região de Dura-Europos também foi descoberta a Sinagoga de Dura-Europos, que possui semelhanças bem interessantes com a construção cristã. E tais semelhanças não são meramente acidentais. 


Cena do Livro de Ester
Afresco na Sinagoga de Dura-Europos

Em Atos dos Apóstolos descobrimos que os apóstolos se reuniam no "andar superior", ou no "cenáculo". Até hoje cristãos e judeus debatem sobre quem tem direitos sobre uma construção localizada em Sião que, segundo Epifânio, fora o Cenáculo. As duas religiões nutrem profundo respeito pelo local, o que não deixa de ser significativo, tendo em vista que na primavera da Igreja as duas religiões co-existiam, inclusive do ponto de vista legal.


Igreja de Dura-Europos atualmente

Sinagoga de Dura-Europos atualmente

Seja tal relação factual, ou lendária, a verdade é que o Cristianismo recebeu muita herança do Judaísmo, e a tradição cristã, por sua vez, nunca viu motivos para duvidar da localização do cenáculo, já que o nome de Sião carrega em si forte apelo messiânico e escatológico. "De Sião virá o Libertador" (Romanos 11:26). Eusébio de Cesáreia, em meados do Século IV, chega a descrever a linha sucessória de nada menos que 29 bispos cujas origens eram a "Sé de Sião", enquanto outro autor, denominado O Pergrino de Bordéus, relata sua visita a última das "sete sinagogas", que eram, segundo ele, Igrejas de Deus. 

Dentro da Igreja de Dura-Europos

Interessante olharmos para o que há dentro da Igreja, ou Casa de Dura-Europos. Basicamente trata-se de uma casa adaptada, possuindo então um enorme quarto para reuniões, além de um quarto reservado para o Batistério. Nas paredes deste Batistério encontramos aquelas que possivelmente são as pinturas cristãs mais antigas. 

A primeira imagem é chamada de "O Bom Pastor", seguida pela "Cura do Paralítico", e pela imagem de "Cristo e Pedro andando sobre as águas". Depois se pode ver mais duas imagens: a "Visita das Mulheres ao Sepulcro" e a "Samaritana Junto ao Poço". Além destas, há também vestígios de afrescos representando Adão e Eva, e luta épica entre Davi e Golias. Essas pinturas possuem o estilo artístico caracterísco do judaísmo helenista, que também eram encontrados nas Sinagogas (vimos um exemplo no tópico anterior).

Fé, Arquitetura e Liturgia

Como acabemos de ver, a Igreja de Dura-Europos valoriza muito o aspecto sacramental da fé, como demonstra sua preocupação em ter um espaço reservado para Batismos. Além disso, no inicio do século passado os aqueologos encontraram também vários fragmentos de textos cristãos, que contém orações eucarísticas intimamente ligadas ao famoso Didaquê. A semelhança é tão profunda, que muitos pesquisadores usam esses fragmentos para preencer lacunas nos manuscritos da Didaquê. 

Os Afrescos do Batistério de Dura-Europos


"A Cura do Paralítico"

"Jesus e Pedro caminhando sobre as águas"

"A Samaritana junto ao poço"

"O Bom Pastor"

"A Visita das Mulheres ao Sepulcro"

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A Vocação Cristã não se limita aos dons ministeriais ou ao Ministério Ordenado. Na verdade, uma das grandes contribuições de Lutero para a teologia cristã foi uma visão bíblica da vocação, na qual cada pessoa, cada profissão e cada ato da Igreja no mundo é parte da missão do Deus Trinitariano na História. Esse curso irá transformar sua visão da vida e da vocação cristãs.

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A Igreja Mais Antiga do Mundo


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A Igreja de Dura-Europos, também conhecida como a Casa de Dura-Europos, é a construção cristã mais antiga já descoberta. Seu nome vem do local onde está localizada: Dura-Europos, na Síria. Os pesquisadores datam a construção por volta de 233, depois de Cristo. Nesse artigo você vai conhecer alguns detalhes interessantes sobre a Igreja de Dura-Europos.
 Leia também:

Casa ou "Igreja"?

Os estudiosos sugerem que a Igreja de Dura-Europos não foi construída para servir como um local de culto, mas para uso residencial. Por isso também a chamam de "casa". No entanto, em algum momento entre os anos de 233 e 256, os cristãos realizaram adaptações, a fim de poderem utilizá-la para as celebrações religiosas.

Esta era uma prática comum nos primeiros séculos da Igreja. Já em Atos dos Apóstolos somos informados que os apóstolos reuniam a Igreja em casas, especialmente em Cenáculos. Os cenáculos eram um comodo superior da casa, que os judeus costumavam utilizar para cerimonias religiosas. Era, por assim dizer, o local apropriado para o culto doméstico.

Igreja ou Sinagoga?

Essa prática, aliás, foi herdada do próprio Judaísmo, que criou - possivelmente durante o Cativeiro Babilônico - as famosas Sinagogas, onde Jesus e seus discípulos cultuavam. Mas não apenas as Sinagogas eram utilizadas pelos cristãos, também usavam as casas comuns, e o pórtico do Templo. 

Essas Sinagogas também eram casas adaptadas para o culto, possuindo um pátio e um salão para celebrações. Na mesma região de Dura-Europos também foi descoberta a Sinagoga de Dura-Europos, que possui semelhanças bem interessantes com a construção cristã. E tais semelhanças não são meramente acidentais. 


Cena do Livro de Ester
Afresco na Sinagoga de Dura-Europos

Em Atos dos Apóstolos descobrimos que os apóstolos se reuniam no "andar superior", ou no "cenáculo". Até hoje cristãos e judeus debatem sobre quem tem direitos sobre uma construção localizada em Sião que, segundo Epifânio, fora o Cenáculo. As duas religiões nutrem profundo respeito pelo local, o que não deixa de ser significativo, tendo em vista que na primavera da Igreja as duas religiões co-existiam, inclusive do ponto de vista legal.


Igreja de Dura-Europos atualmente

Sinagoga de Dura-Europos atualmente

Seja tal relação factual, ou lendária, a verdade é que o Cristianismo recebeu muita herança do Judaísmo, e a tradição cristã, por sua vez, nunca viu motivos para duvidar da localização do cenáculo, já que o nome de Sião carrega em si forte apelo messiânico e escatológico. "De Sião virá o Libertador" (Romanos 11:26). Eusébio de Cesáreia, em meados do Século IV, chega a descrever a linha sucessória de nada menos que 29 bispos cujas origens eram a "Sé de Sião", enquanto outro autor, denominado O Pergrino de Bordéus, relata sua visita a última das "sete sinagogas", que eram, segundo ele, Igrejas de Deus. 

Dentro da Igreja de Dura-Europos

Interessante olharmos para o que há dentro da Igreja, ou Casa de Dura-Europos. Basicamente trata-se de uma casa adaptada, possuindo então um enorme quarto para reuniões, além de um quarto reservado para o Batistério. Nas paredes deste Batistério encontramos aquelas que possivelmente são as pinturas cristãs mais antigas. 

A primeira imagem é chamada de "O Bom Pastor", seguida pela "Cura do Paralítico", e pela imagem de "Cristo e Pedro andando sobre as águas". Depois se pode ver mais duas imagens: a "Visita das Mulheres ao Sepulcro" e a "Samaritana Junto ao Poço". Além destas, há também vestígios de afrescos representando Adão e Eva, e luta épica entre Davi e Golias. Essas pinturas possuem o estilo artístico caracterísco do judaísmo helenista, que também eram encontrados nas Sinagogas (vimos um exemplo no tópico anterior).

Fé, Arquitetura e Liturgia

Como acabemos de ver, a Igreja de Dura-Europos valoriza muito o aspecto sacramental da fé, como demonstra sua preocupação em ter um espaço reservado para Batismos. Além disso, no inicio do século passado os aqueologos encontraram também vários fragmentos de textos cristãos, que contém orações eucarísticas intimamente ligadas ao famoso Didaquê. A semelhança é tão profunda, que muitos pesquisadores usam esses fragmentos para preencer lacunas nos manuscritos da Didaquê. 

Os Afrescos do Batistério de Dura-Europos


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"Jesus e Pedro caminhando sobre as águas"

"A Samaritana junto ao poço"

"O Bom Pastor"

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Marcelo Lemos, presbítero da FCE/IARB, é o editor principal do blog e publicamos artigos de diversos autores, inclusive de outras tradições cristãs, desde que condizentes com a linha editorial e teológica que adotamos.

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Casa ou "Igreja"?

Os estudiosos sugerem que a Igreja de Dura-Europos não foi construída para servir como um local de culto, mas para uso residencial. Por isso também a chamam de "casa". No entanto, em algum momento entre os anos de 233 e 256, os cristãos realizaram adaptações, a fim de poderem utilizá-la para as celebrações religiosas.

Esta era uma prática comum nos primeiros séculos da Igreja. Já em Atos dos Apóstolos somos informados que os apóstolos reuniam a Igreja em casas, especialmente em Cenáculos. Os cenáculos eram um comodo superior da casa, que os judeus costumavam utilizar para cerimonias religiosas. Era, por assim dizer, o local apropriado para o culto doméstico.

Igreja ou Sinagoga?

Essa prática, aliás, foi herdada do próprio Judaísmo, que criou - possivelmente durante o Cativeiro Babilônico - as famosas Sinagogas, onde Jesus e seus discípulos cultuavam. Mas não apenas as Sinagogas eram utilizadas pelos cristãos, também usavam as casas comuns, e o pórtico do Templo. 

Essas Sinagogas também eram casas adaptadas para o culto, possuindo um pátio e um salão para celebrações. Na mesma região de Dura-Europos também foi descoberta a Sinagoga de Dura-Europos, que possui semelhanças bem interessantes com a construção cristã. E tais semelhanças não são meramente acidentais. 


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Em Atos dos Apóstolos descobrimos que os apóstolos se reuniam no "andar superior", ou no "cenáculo". Até hoje cristãos e judeus debatem sobre quem tem direitos sobre uma construção localizada em Sião que, segundo Epifânio, fora o Cenáculo. As duas religiões nutrem profundo respeito pelo local, o que não deixa de ser significativo, tendo em vista que na primavera da Igreja as duas religiões co-existiam, inclusive do ponto de vista legal.


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Seja tal relação factual, ou lendária, a verdade é que o Cristianismo recebeu muita herança do Judaísmo, e a tradição cristã, por sua vez, nunca viu motivos para duvidar da localização do cenáculo, já que o nome de Sião carrega em si forte apelo messiânico e escatológico. "De Sião virá o Libertador" (Romanos 11:26). Eusébio de Cesáreia, em meados do Século IV, chega a descrever a linha sucessória de nada menos que 29 bispos cujas origens eram a "Sé de Sião", enquanto outro autor, denominado O Pergrino de Bordéus, relata sua visita a última das "sete sinagogas", que eram, segundo ele, Igrejas de Deus. 

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Como acabemos de ver, a Igreja de Dura-Europos valoriza muito o aspecto sacramental da fé, como demonstra sua preocupação em ter um espaço reservado para Batismos. Além disso, no inicio do século passado os aqueologos encontraram também vários fragmentos de textos cristãos, que contém orações eucarísticas intimamente ligadas ao famoso Didaquê. A semelhança é tão profunda, que muitos pesquisadores usam esses fragmentos para preencer lacunas nos manuscritos da Didaquê. 

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