Olhar Anglicano
Recentemente a mais liberal das denominações Anglicanas, a TEC, passou a aprovar inteira e formalmente o casamento homossexual. Pouco tempo depois, a Igreja Episcopal canadense começou a dar passos na mesma direção, quando no último 06 de Julho aceitou uma proposta para revisar seus cânones a respeito do Matrimônio Cristão. O fato de que a denominação aceitou debater o assunto dá mostras de como anda o avanço dos liberais em suas fileiras. No entanto, não quer dizer que mesmo dentro de uma Igreja tão liberal todos estejam conformados com a atual situação.
Gene Packwood, delegado do clero da Diocese de Calgary, é um dos que protestam contra o atropelo liberal. Em declarações feitas ao Anglican Journal, principal mídia anglicana no Canadá, o mesmo acusou os liberais de introduzirem seus objetivos de forma bem sorrateira na Igreja: "Essa era a intenção deles o tempo todo! Acho que aqueles que defendem o casamento homossexual usaram a desculpa de abençoar os casais homossexuais com o objetivo de ganhar terreno. Não estou acusando-os de desonestidade, mas de terem usado isso estrategicamente".
Vale lembrar que a igreja canadense, a exemplo da americana, começou autorizando abençoar as uniões homossexuais que prometiam viver de modo estável. Depois de conseguirem essa autorização, passaram a exigir mais, querendo a plena aceitação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, exigindo a mudança dos cânones das Igrejas, bem como alterações radicais em suas liturgias.
Packwood está entre aqueles a enfatizarem que o casamento homossexual é "manifestadamente contrário aos ensinamentos das Escrituras e a Liturgia da Igreja". Acrescentou ainda que, caso aprove a mudança em seus cânones, a Igreja canadense ficar ainda mais isolada, já que a maioria dos Anglicanos é, segundo Packwood, contrária ao abandono da moral ortodoxa - "Não estamos em comunhão com a maioria dos anglicanos... acho que já fomos longe de mais, e nem votamos a questão ainda!".
Além disso, Packwood lembra que a decisão anterior, de abençoar casais homossexuais, já foi responsável por uma queda acentuada no anglicanismo canadense. Segundo ele, apenas em sua diocese isso provocou a saída de mais de 30 paróquias, o que fez a Diocese perder mais de 20% em receita. Para ele, seguindo por este caminho o futuro da Igreja canadense será o declínio total.
Apesar do clérigo não fazer qualquer comparação com a igreja americana, podemos recordar ao leitor do Olhar Anglicano que estatísticas oficiais demonstram que a TEC estará morta nas próximas décadas, tamanho o declínio enfrentado pela mesma - enquanto as paróquias e dioceses ortodoxas que seguiram caminho independente seguem crescendo nos Estados Unidos e outros países.
J.I. Packer, uma das vozes mais importantes do Anglicanismo nas últimas décadas desligou-se da Igreja canadense já alguns anos. Hoje, Packer e muitos outros conservadores servem a Cristo junto a ACNA, e pertence ao GAFCON. Possivelmente muito mais clérigos e paróquias abandonem o barco da província canadense. Oremos por avivamento!
Com informações extraídas de Anglican Journal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, teremos prazer de publicar sua opinião, e se preciso, responder. Envie-nos sugestoes, ou perguntas a respeito da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, e da Free Church Of England.