Bishop Hugh Latimer
Leitura muito edificante! Trecho de sermão pregado por Hugh Latimer, reformador inglês, bispo anglicano, e um dos Mártires de
Oxford. Este foi o primeiro sermão dele perante o Rei Eduardo VI, em
8 de Março de 1549. O tema central do sermão é emblemático uma vez que
alguns anos depois o Bispo Latmer veria suas palavras se cumprirem em
sua própria vida, ao ser queimado numa fogueira armada nas ruas de
Oxford, Inglaterra, sob o reinado de Maria, a Sanguinária. Eduardo VI, herdeiro de Henrique VII, como já explicamos no artigo "5 Mitos Sobre a Igreja Anglicana".
“Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi
escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras
tenhamos esperança” - Romanos 15,4. O Baculo
Texto publicado primeiro na revista "O Báculo", informativo oficial da Free Church of England no Brasil. DOWNLOAD GRATIS.
Ao tomar esse trecho da Escritura diante de tão ilustre
assembleia posso parecer agir como o aluno displicente, daqueles que na escola selecionam uma matéria na qual são entendidos, pois
relutam aprender novas disciplinas, ou então temem ser denunciados por sua
própria preguiça. Do mesmo modo pode parecer a alguns homens que,
agora na velhice, eu tome essa passagem da Escritura por poder lidar
facilmente com ela, podendo conduzi-la a meu bel prazer, sem me
deter em algum tema mais específico.
Observem que as palavras aqui ditas por S. Paulo não devem ser
interpretadas como se referindo a todas as escrituras, mas apenas
àquelas inspiradas por Deus e registradas no Livro de Deus. Tudo que
nesse livro se encontra “para nosso ensino foi escrito”. De tão
grande excelência é esta Palavra, e de tão alta dignidade, que
nada há sob os céus que a ela se possa comparar. Seu autor é
Grande - o próprio Deus, eterno, Todo-poderoso, perene. Por causa
d’Ele, a Escritura também é grande, eterna, mui poderosa e santa.
Não há rei, imperador, magistrado ou governante, independentemente
de sua dignidade terrena, que não estejam obrigados a obedecer a
este Deus e a dar credibilidade à sua Santa Palavra, conduzindo seus
passos de acordo com ela.
E, de fato, não apenas são obrigados a obedecer o Livro de Deus,
mas também ao ministro que a prega, uma vez que fala “sentado na
cadeira de Moisés”, se é que sua doutrina tem sido retirada da
lei de Moisés. Pois, neste mundo Deus tem duas espadas, uma é a
espada temporal, a outra é espiritual. A espada temporal repousa nas
mãos dos reis e dos magistrados e governantes sob ele; aos assuntos
dessa espada, tanto os clérigos quanto os leigos estão sujeitos a
pena quando desobedientes. A espada espiritual está nas mãos dos
ministros e pregadores; aos assuntos dessa espada todos os reis,
juízes e governantes devem prestar obediência, ou seja, devem ouvir
e seguir, uma vez que os ministros estão sentados na cadeira de
Cristo, e falam o que está no Livro de Cristo.
O rei corrige os transgressores com a espada temporal, inclusive o
ministro, se este for um ofensor. Já o pregador não pode punir o
rei que transgride a Palavra de Deus com espada temporal; mas deve
corrigi-lo com a espada espiritual, sem temer quem quer que seja,
mantendo seus olhos apenas em Deus, diante do qual é Ministro, para
denunciar e destruir todo vício e maldade por meio de Sua Palavra –
a qual todos os homens devem prestar obediência, como é dito em
muitos lugares da própria Escritura. Portanto, que o pregador
ensine, aperfeiçoe, transforme e instrua na justiça, com a espada
espiritual, não temendo homem algum, embora a morte seja uma
possibilidade.
Por isso Moisés, sem temer o homem, com essa espada espiritual
repreendeu a Faraó, seguindo a ordem de Deus.
Também o profeta Miqueias não livrou de culpa o rei Acabe.
Conforme a vontade de Deus, denunciou sua maldade e profetizou sua
destruição, indo contra a palavra de inúmeros falsos profetas.
Esses dois reis acima mencionados, sendo admoestados pelos
ministros da Palavra de Deus, por não darem créditos a doutrina
piedosa e nem emendarem suas vidas, conheceram a destruição total.
Traduzido por Marcelo Lemos, editor do blog.
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