Rev. Marcelo Lemos
Você sabe o que vem a ser Sucessão Histórica?
Como prometido no primeiro artigo trataremos agora da Sucessão Histórica no ministério dos bispos. Vale lembrar, contudo, que na verdade tal Sucessão se acontece nas três ordens eclesiásticas: bispos, presbíteros e diáconos. Vamos tratar deste tema brevemente hoje. No próximo artigo responderemos algumas objeções que temos recebido.
As Igrejas cristas mais antigas possuem tal sucessão, exceto pelos Luteranos de origem germânica, cujo episcopalismo não é histórico, mas administrativo, ao contrario dos Luteranos Bálticos e Escandinavos, que também a possuem.
Tais "eleições", contudo, não devem levar o leitor a pensar que a Igreja era gerida numa especie de "democracia". Pelo menos não no sentido moderno de democracia, ou de "democracia direta". Esses elegíveis eram, antes, treinados e preparados para o ministério pastoral, com uma preocupação especial de que fossem capazes de manter viva as tradições recebidas do Colégio Apostólico.
E como algumas pessoas recebiam a autoridade de governar a Igreja? Isso se dava pela imposição de mãos. A "imposição de mãos" no Novo Testamente possuiu um rico significado teológico.
"Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. E, havendo-lhes feito eleger presbíteros em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido". (Atos 14:20-23).
"Disse-lhe, porem, o Senhor: Vai, porque este e pra mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espirito Santo" (Atos 19. 15-17),
"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espirito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13. 2-3).
"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos" (I Tim. 5.22).
Justamente a isso que damos o nome de Sucessão Histórica. Significa dizer que, no anglicanismo, nossos bispos, presbíteros e diáconos podem apresentar uma "linha sucessória" que os remete ate os dias primitivos da Igreja, como em uma arvore genealógica.
"Assim, proclamando a palavra nos campos e nas cidades, estabeleceram suas primícias, como bispos e diáconos, dos futuros fiéis, após prová-los pelo Espírito. E não se trata de inovação... E não será pequena a nossa falta se depusermos do episcopado aqueles que ofereceram, de maneira santa e irrepreensível, os sacrifícios. Bem-aventurados os presbíteros que nos precederam na caminhada e terminaram sua jornada carregados de frutos e perfeição" (Aos Corintios, capítulos 42 e 44).
“Na hora em que vos submeteis ao bispo como a Jesus Cristo, me dais a impressão de não viverdes segundo os homens, mas segundo Jesus Cristo, que morreu por nós para fugirdes à morte pela confiança na morte d’Ele. É mesmo necessário, como alias e de vosso feitio, nada empreender sem o bispo, mas submeter-vos também ao presbitério como a apóstolos de Jesus Cristo... Da mesma forma deverão todos respeitar os diáconos como a Jesus Cristo, como também ao bispo que é a imagem do Pai, aos presbíteros, porém como se o fizesse a Deus e ao colégio dos apóstolos. Sem eles, já não se pode falar de Igreja" (Aos Tralianos, capitulo 2 e 3).
O que desejamos, e o que desejavam os primeiros reformadores, era "reformar" a Igreja de Sempre, valorizando e mantendo nela tudo o que havia de bom, santo e bíblico. O Governo Episcopal da Igreja, como estamos vendo nestes artigos, certamente é uma das coisas que podemos, e devemos manter em nossa tradição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, teremos prazer de publicar sua opinião, e se preciso, responder. Envie-nos sugestoes, ou perguntas a respeito da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, e da Free Church Of England.